LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS – LICENCIATURA EAD
O egresso do curso de graduação em Letras, licenciatura EAD, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, será capaz de exercer a docência em Língua Portuguesa e Lingua Inglesa no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção em língua e literatura, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente, promover a igualdade e a inclusão.
Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão edo sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social eparticipará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo,lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
SAIBA MAIS
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura EAD » LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS – LICENCIATURA EAD
Objetivos do Curso
Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
Logo, justifica afirmar que o objetivo do curso de Letras, licenciatura EAD, habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, ministrado pelo Centro Universitário FAVENI é formar de maneira integrada professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Língua e Literatura.
SAIBA MAIS
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
1º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
LÍNGUA INGLESA I | 60 | |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 60 | |
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA I | 40 | |
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | |
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | 20 | |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 40 | |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I: LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 42 |
2º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | |
LINGUÍSTICA I | 60 | |
LÍNGUA INGLESA II | 60 | |
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA II | 40 | |
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA II 40 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 40 | |
DIDÁTICA | 60 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II: GESTÃO ESCOLAR | 100 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 42 |
3º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | |
LÍNGUA INGLESA III | 60 | |
LINGUÍSTICA II | 60 | |
LITERATURA PORTUGUESA I | 60 | |
LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL | 40 | |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | |
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA III: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 | |
TOTAL | 460 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 46 |
4º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | |
LITERATURA PORTUGUESA II | 60 | |
GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS | 40 | |
LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA I | 60 | |
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA | 40 | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV: ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA | 100 | |
TOTAL | 440 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 44 |
5º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
LÍNGUA INGLESA IV | 60 | |
LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA II | 60 | |
LITERATURA PORTUGUESA III | 60 | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I | 100 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA I | 100 | |
TOTAL | 480 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V | 48 |
6º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
ENSINO DE LITERATURA | 40 | |
LITERATURA BRASILEIRA I | 60 | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 40 | |
ELETIVA I – ANÁLISE, ELABORAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA II | 100 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA II | 100 | |
TOTAL | 440 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI | 44 |
7º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
LÍNGUA INGLESA V | 60 | |
LITERATURA BRASILEIRA II | 60 | |
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA | 40 | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA III | 100 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA III | 100 | |
TOTAL | 460 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII | 46 |
8º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
LITERATURA BRASILEIRA III | 60 | |
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 60 | |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 60 | |
ELETIVA II – LITERATURA, CINEMA E CULTURA BRASILEIRA | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA IV | 100 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA IV | 100 | |
TOTAL | 480 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII | 58 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA | 400 | |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA | 400 | |
ATIVIDADES CURRICULARIZADAS DE EXTENSÃO | 370 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3.700 |
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Funcionamento
ATUAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO
Titulação
A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do professor Francisco das Chagas Galvão de Lima, licenciado em Letras/Português e Pedagogia, com especialização em Ensino de Língua Inglesa. Mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, e doutorado sanduiche na Universidade de Valencia, Espanha, através do edital CAPES/2017.
Coordenador Do Curso
ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do curso considera a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a acessibilidade metodológica, a compatibilidade da carga horária total (em horas/relógio). Além disso, evidencia a articulação da teoria com a prática, a oferta do componente curricular LIBRAS e mecanismos de familiarização com a modalidade a distância. Explicita claramente a articulação entre os componentes curriculares no percurso de formação e apresenta elementos comprovadamente inovadores.
A flexibilidade curricular é uma estratégia necessária para tornar o aprendizado mais significativo frente à diversidade e aos requerimentos, demandas e expectativas de desenvolvimento regional e nacional. Assim, foi incorporada no curso por meio da(s): previsão de componente curricular eletivo, de livre escolha pelos discentes; previsão de Atividades Complementares, que são desenvolvidas na área de interesse do discente; metodologia proposta, que aproveita todas as possibilidades e cenários de aprendizado possíveis; estratégias de acessibilidade metodológica; gestão da matriz curricular (o órgão colegiado do curso e o NDE são os fóruns privilegiados de concepção e implantação da flexibilização); atividades de práticas pedagógicas; atividades de iniciação científica e extensão (os conteúdos dos componentes curriculares não são a essência do curso, mas sim referência para novas buscas, novas descobertas, novos questionamentos, oferecendo aos discentes um sólido e crítico processo de formação, voltado ao contexto educacional, socioeconômico, ambiental e do mundo do trabalho).
Estrutura Curricular
Outras Informações
Investimento
Preço
Outros Cursos
Fale Conosco
Desconto
- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!