FILOSOFIA – LICENCIATURA EAD
O egresso do curso de graduação em Filosofia, licenciatura, será capaz de exercer a docência em Filosofia no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis. Será capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção filosófica e educacional existente, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais e revelar-se profissional comprometido com a construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente, promover a igualdade e a inclusão.
Na dimensão política, o egresso terá consciência da importância social da sua profissão e do sentido público da docência; terá postura crítica face a sua realidade social e participará das tomadas de decisões a respeito dos rumos da sociedade como um todo, lidando com questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
Saiba Mais
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura EAD » FILOSOFIA – LICENCIATURA EAD
Objetivos do Curso
Os objetivos do curso consideram o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.
Logo, justifica afirmar que o objetivo do curso de Filosofia, licenciatura EAD ministrado pelo Centro Universitário FAVENI é formar de maneira integrada professores em Filosofia, com competência para atuarem nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando a formação acadêmica que lhes possibilitou o exercício de prática profissional vinculada aos conteúdos curriculares, a prática docente nos diferentes espaços escolares da Educação Básica, assim como a produção de conhecimentos novos por meio das atividades de iniciação científica e extensão voltadas para os processos de ensino e aprendizagem em Filosofia.
Saiba Mais
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
1º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 20 | |
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA | 40 | |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 40 | |
FILOSOFIA ANTIGA | 60 | |
LÓGICA I | 40 | |
ÉTICA I | 60 | |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL I | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I: FILOSOFIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 40 |
2º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
LÓGICA II | 60 | |
FILOSOFIA MEDIEVAL | 60 | |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II | 40 | |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 | |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | |
DIDÁTICA | 60 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II: GESTÃO ESCOLAR | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 40 |
3º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
FILOSOFIA MODERNA I | 60 | |
FILOSOFIA DA NATUREZA | 60 | |
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA | 60 | |
FILOSOFIA SOCIAL E POLÍTICA | 60 | |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 40 | |
LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA III: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 45 |
4º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | 40 | |
FILOSOFIA MODERNA II | 60 | |
ÉTICA II | 60 | |
TEORIA DO CONHECIMENTO I | 60 | |
FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS | 60 | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV: PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO EM FILOSOFIA | 100 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 42 |
5º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
TEORIA DO CONHECIMENTO II | 60 | |
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I | 60 | |
FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 60 | |
ANTROPOLOGIA CULTURAL | 40 | |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 40 | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 100 | |
TOTAL | 420 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V | 40 |
6º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA | 60 | |
FILOSOFIA DA LINGUAGEM | 60 | |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 40 | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 40 | |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 40 | |
ELETIVA I – OFICINA DE ENSINO DE FILOSOFIA | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 100 | |
TOTAL | 380 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI | 40 |
7º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
FILOSOFIA DA AMÉRICA LATINA | 60 | |
TEOLOGIA FILOSÓFICA | 60 | |
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II | 60 | |
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 20 | |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INOVAÇÃO | 40 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII | 40 |
8º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA | 60 | |
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | 40 | |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 40 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 60 | |
ELETIVA II – TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE FILOSOFIA | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 100 | |
TOTAL | 360 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII | 40 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3.300 |
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Funcionamento
ATUAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO
Titulação
A Coordenação de Curso está sob a responsabilidade do Prof. Dr. André Dela Vale, formado em História (Unimep-2003), Pedagogia (FPSJ 2019), Especialista em Ensino de Filosofia (FARESE – 2020), com Mestrado em Educação (Unimep-2006), tendo como temática a investigação as representações de Brasil pela literatura Infantil e Doutorado em Educação (Unimep-2016), investigando a Relação entre a História-Estética-Educação, tendo como foco a experiência Barroca europeia e a experiência barroca no Brasil.
Experiência Profissional, no Exercício da Docência Superior e de Gestão Acadêmica
Prof. Dr. André Dela Vale, possui um conjunto de publicações, pesquisas e trabalhos sobre a relação entre História-Estética-Educação e ampla experiência em docência no Ensino Superior na qual atuou em diversas Instituições e em diferentes Cursos das Ciências Humanas e Aplicadas, ministrando, em especial, as disciplinas: História da Arte, História da Educação e Filosofia e Ética, Ensino de História, História da Infância, História da Literatura Infantil, História da Alimentação e Etiqueta, além de organizar e orientar projetos de Iniciação Científica e Grupos de Estudos. Atuou como Coordenador Pedagógico e como Professor de História no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, organizando e produzindo material didático e treinamento de professores. Participou ativamente na implementação da EJA (Ensino Médio) como professor contratado junto ao Instituto Federal (IFSP-Capivari). Atuou também como organizador de livros e eventos na área das ciências humanas. Atua na UNIFAVENI desde de 2019, como coordenador do curso, além de ministrar diversas disciplinas.
Outras Informações
Investimento
Preço
Outros Cursos
Fale Conosco
Desconto
- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!