FÍSICA – LICENCIATURA EAD
O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Em todas as suas atividades a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho.
O Licenciado em Física do UNIFAVENI estará habilitado a lecionar disciplinas da área de Física, na Educação Básica, no Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante em instituições públicas ou privadas, para jovens e adultos. Para isso, é essencial possuir formação nos conteúdos de Física e nos conteúdos pedagógicos que permitam atualização, criação e adaptação de metodologias de apropriação do conhecimento científico, desenvolvendo o papel de físico interdisciplinar e físico-educador, conforme preconiza o Parecer nº 1304/2001- CNE/CES. O Professor de Física deve estar atento aos avanços científicos e tecnológicos e à necessidade de constante atualização de sua prática docente como forma de suprir as demandas crescentes da sociedade moderna, além de estar atento às questões ambientais e de caráter étnico e racial.
Home » Cursos » Graduação » Licenciatura EAD » FÍSICA – LICENCIATURA EAD
Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Física visa a “formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino e aprendizagem da Física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes”. Além disso, o curso de licenciatura em Física do UniFAVENI visa formar profissionais capazes de compreender os fenômenos e os processos mecânicos, ópticos, termodinâmicos e eletromagnéticos sob os pontos de vistas clássico e moderno; sua importância e aplicações na construção de materiais e equipamentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e de atuar na educação básica nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico e experimental da física.
Diante o exposto, o objetivo geral do Curso de Licenciatura em Física é formar profissionais com conhecimentos e práticas para atuar na Educação Básica, exercendo a docência no Ensino Médio ou Ensino Médio Profissionalizante, desenvolvendo o papel de Físico-educador, conforme estabelece o Parecer CNE/CES 1304/2001. Além disso, o profissional Licenciado em Física estará habilitado a frequentar Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas de pesquisa em Física e Ensino de Física.
Objetivos específicos
Oportunizar sólida formação científica e técnica nas áreas clássicas e modernas da Física e sua articulação com o ensino de Física;
Desenvolver atitude investigativa de modo a despertar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que capacitem os alunos a planejar e desenvolver projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Física.
Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de Física.
Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais e nas questões étnico-raciais.
Aproveitar de seu aluno, certamente advindo de diferentes categorias socioeconômicas, especialmente aquelas oriundas do ensino público, a natural vivência pessoal com o conflito, a determinação para o trabalho e a vocação para a superação de obstáculos;
Transmitir os conteúdos fundamentais, profissionalizantes e práticos, contextualizados a partir da realidade, sempre tendo como objetivo a solução dos problemas mais recorrentes da sociedade;
Estimular a habilidade lógica do futuro egresso, tendo como referência o domínio das técnicas da contemporânea, privilegiando-se a intelecção, em vez de a simples memorização;
Desenvolver a capacidade de comunicação do aluno, tanto nas peças técnicas quanto nos demais campos do trabalho, por meio de disciplinas específicas, utilizando-se uma estratégia metodológica transversal a toda a grade curricular;
Propiciar ao aluno, na própria instituição, o contato direto com o mundo profissional e acadêmico;
Fomentar o engajamento ético-social do estudante do UNIFAVENI, estimulando-o, permanentemente, por meio das atividades extracurriculares de extensão e de pesquisa, com a finalidade de fazê-lo sentir, no campo real, o seu potencial de agente transformador da sociedade;
Navegue pelos Conteúdos
Grade Curricular
1º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EAD | 40 | |
POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS | 20 | |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 40 | |
LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL | 60 | |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 60 | |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I: ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES | 100 | |
TOTAL | 380 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO I | 38 |
2º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 60 | |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 60 | |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 60 | |
TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 60 | |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II: GESTÃO ESCOLAR | 100 | |
TOTAL | 380 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO II | 38 |
3º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM | 60 | |
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE | 40 | |
FÍSICA GERAL | 60 | |
INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA | 60 | |
BIOLOGIA GERAL | 40 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA III: GESTÃO DA APRENDIZAGEM | 100 | |
TOTAL | 380 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO III | 38 |
4º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 40 | |
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | 60 | |
QUÍMICA GERAL | 60 | |
FÍSICA I | 60 | |
PRÉ CÁLCULO | 60 | |
GEOMETRIA ANALÍTICA | 60 | |
PRÁTICA PEDAGÓGICA IV: ENSINO DA FÍSICA E PRÁTICAS DE LABORATÓRIO | 100 | |
TOTAL | 440 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO IV | 45 |
5º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL | 40 | |
METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA | 60 | |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 60 | |
FÍSICA II | 60 | |
ÁLGEBRA LINEAR | 60 | |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 100 | |
TOTAL | 440 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO V | 44 |
6º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO | 60 | |
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA | 60 | |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO | 60 | |
FÍSICA III | 60 | |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 100 | |
TOTAL | 460 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VI | 46 |
7º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | 60 | |
ELETIVA I – FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 60 | |
TERMODINÂMICA | 60 | |
MECÂNICA GERAL | 60 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VII | 45 |
8º Período
Disciplina | CH Semestral | CH Extensão |
---|---|---|
ELETROMAGNETISMO | 60 | |
ÓPTICA | 60 | |
FÍSICA MODERNA | 60 | |
ELETIVA II – ELETRÔNICA APLICADA | 60 | |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 60 | |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 100 | |
TOTAL | 400 | |
ATIVIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DE EXTENSÃO VIII | 45 | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 100 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3.380 |
Documentação
1 Foto 3×4.
Certidão de Nascimento ou Casamento.
Título de Eleitor.
Certificado de Reservista (Para Homens).
RG (Não Aceita CNH).
CPF.
Histórico de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Autenticado).
Comprovante de Residência.
RG e CPF do Representante Legal – Caso o Aluno Seja Menor.
Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e Anexos.
Requerimento de Matrícula.
A DOCUMENTAÇÃO ACIMA DEVE SER ESCANEADA E ENVIADA EM FORMATO PDF, ATRAVÉS DO PORTAL.
Reconhecimento
Funcionamento
Conheça o coordenador do curso:
O Prof. Dr. Wanderson de Paula Pinto possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade da Região Serrana – FARESE (2010), Licenciatura em Física pela UNIMES (2018), pós-graduação em Docência do Ensino Superior – FARESE (2011), mestrado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos, pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2013) e doutorado em Engenharia Ambiental, área de concentração Poluição do Ar, linha de pesquisa modelagem matemática e estocástica de processos atmosféricos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2019).
Atualmente é professor de Ensino Superior e professor da Educação Básica. Possui experiência nas áreas de Matemática, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Análise de Dados, Cálculo Diferencial e Integral, Educação Matemática, Ensino de Ciência e Matemática na Educação Básica, STEAM Education, Probabilidade e Estatística aplicada, Análise de Séries Temporais com missing data, Análise Espectral de Séries Temporais, Programação em R, Poluição Atmosférica, Dispersão de Contaminantes Atmosféricos e Licenciamento Ambiental. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3452133768614018.
Outras Informações
Investimento
Preço
Outros Cursos
Fale Conosco
Desconto
- Plataforma e App EAD disponível 24h
- Professores renomados
- Veja a autorização do curso no MEC
- Seja um Representante Educacional
- Fale Conosco - Entre em Contato
- Dúvidas? Nós ligamos para você!